domingo, 28 de setembro de 2014

O Eco do Machado - Fábio Mota

Titulo: O Eco do Machado
Autor(a): Fábio Mota
Páginas: 214
Editora: Dramacena
Classificação: 3/5
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse

Em Brasília, um assassino acaba de extirpar os testículos de mais um padre, fazendo sua terceira vítima. Para chegar até o assassino, o experiente delegado da Polícia Federal, Diego Padavona, espera poder contar com a ajuda do professor doutor Kérson Kunt, especialista em História Medieval, e tio do primeiro suspeito. Para isso, Padavona viaja até a cidade do Rio de Janeiro para se encontrar com o excêntrico Dr. Kérson, com quem o sobrinho Rangel passou a morar depois que uma tragédia acometera a família Kunt, seis anos atrás. As palavras do Dr. Kunt, no entanto, não parecem dignas de confiança.Suas dicas sobre a personalidade do sobrinho são enigmáticas e só fazem aumentar o suspense; segui-las, pode não ser o melhor caminho a tomar. Mais uma vez Diego Padavona se vê diante de um assassino em série, mas desta vez restam poucas informações ao delegado, que terá de desvendar o mistério e encontrar o assassino o mais rápido possível, antes que mais um padre apareça morto.

Recebi o livro em parceria com o autor Fábio Mota. O livro conta a história de Rangel, um menino que foi abusado sexualmente por um padre e teve a infância arruinada por causa disso. Anos depois acontece vários assassinatos como alvo principais: padres, e como principal suspeito: Rangel. 



"Rangel consumia rápido os livos que ganhava. O tio por sua vez duvidava que ele fosse capaz de ter lido liros considerados difíceis até para acadêmicos. [...] No colégio seu desempenho deixava a todos boquiabertos. Quem o olhava não consegui dizer como ele pensava, havia uma seriedade anormal em seu rosto, anormal para um garoto."


Diego Padavona é quem fica responsável pelo caso e ele precisa recorrer ao tio de Rangel para obter informações que possam o ajudar a capturá-lo. A relação do delegado e do tio é como de gato e rato, pois de um lado ele não quer entregar o sobrinho e do outro o delegado pressiona para dar um fim a tantos assassinatos. Além da busca pelo assassino antes que ele faça outra vítima, acompanhamos também a vida do delegado Padavona, Há vários anos ele precisa lidar com sua esposa esquizofrênica, aguentando suas crises e loucuras. Acompanhamos detalhes do seu dilema intercalados com o caso.



"Júlia era sua garota, sua namorada, por isso esse autoflagelo quando pensa na possibilidade de deixá-la de lado. [...] A mulher por quem sentia uma estampada paixão seria a responsável por ele não mais poder prestar atenção a si mesmo."


O livro é curtinho, por isso parece que no final o autor corre um pouco para finalizá-lo. Fiquei sentindo falta de algo mais elaborado na narrativa dos fatos, queria mais detalhes, cenas, algo a que se prender para aproveitar mais ainda a leitura, mas no fim foi tudo muito "jogado', quando vi acabou. Achei também que teve partes desnecessárias, como a do delegado e a esposa. Foi até um pouco sufocante ler sobre os pensamentos de alguém que teve um grande trauma. Na cabeça do assassino ele está certo em acabar com os padres, pra ele acaba sendo algo que lhe dá prazer.



O autor Fábio Mota

Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário