quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A Extraordinária Garota chamada Estrela - Jerry Spinelli

Titulo: A Extraordinária Garota Chamada Estrela
Autor(a): Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Páginas: 192
Classificação: 5/5
Onde Comprar: Livraria Cultura | Saraiva


Sinopse

A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.


Bom leitores, eu recebi esse livro de cortesia da Editora Gutemberg, demorei um pouco para postar sua resenha, mas como já expliquei a vocês o mês passado foi bastante corrido. Explicações a parte, a leitura é bem leve, meiga, juvenil, uma história de diferenças, escolhas e mudanças. Tudo sobre o livro é bem simples e ao mesmo tempo diferente e impactante.


"E então, na aula de Ciências, ouvi um nome: ‘Estrela’. Virei-me para o aluno do último ano que andava atrás de mim. ‘Estrela?’ Perguntei. ‘Que tipo de nome é esse?"



O livro é narrado por Leo, um típico aluno do ensino médio, que no inicio do segundo ano encanta-se por uma nova aluna chamada Estrela. Logo percebemos o quão diferente ela é, e isso causa um grande caos, por assim dizer, já que tudo por lá é tão previsível e monótono. No incio todos ficam encantados por sua forma de ser e agir, mas logo após ela animar o time adversário de sua escola tudo isso muda. E ter qualquer relação com ela é considerado um suicídio social, porém Leo está cada vez mais apaixonado e encantado.


"Ela era uma luz flexível: brilhava em cada esquina do meu dia."


Ao decorrer do livro vamos desvendando Estrela e Leo, e entendendo o que Jerry quis nos passar com os protagonistas, Estrela em especial. Esse não é um livro cheio de suspense e reviravoltas, mas ele não precisa disso, pois com sua simplicidade ele foi capaz de nos ensinar muitas coisas. E uma das coisa mais claras que o livro passa é que não devemos ligar para quem os outros querem ou esperam que sejamos, apenas sejamos quem somos.


"Pessoas estrelas são raras..."


Concluído, é bem estranho para mim não ter achado algo que não gosto, e isso realmente me surpreendeu, pois admito que pensei que o livro ia ser um pouco monótono, nem preciso dizer que estava completamente errada.  A Extraordinária Garota Chamada Estrela é um livro muito especial, e seria ótimo que todos tivesse a oportunidade de lê-lo em algum momento, especialmente em algum momento que estivesse precisando de uma "mudança" na vida. A Editora Gutemberg fez um excelente trabalho com a edição. É simples, mas ideal, assim como o livro. Amei a forma como o amarelo e o azul alternam-se. A fonte é agradável e o livro está bem revisado. Soube que tem uma continuação e mal posso esperar para que ela seja lançada. Enfim, eu super recomendo o livro.


O autor Jerry Spinelli.

Boa leitura e beijos!



4 comentários:

  1. Parece ser muito bom mesmo, acho que vou alternar minha lista, e mudar este livro para minha próxima leitura

    - http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar sem medo, tenho certeza que irá gostar.
      Beijos!

      Excluir
  2. Já ouvi falarem desse livro várias vezes, e ele parece ser uma graça.
    Mas como você disse, a impressão que passa é de um livro monótono, mas se você está dizendo que não, vou me arriscar na leitura.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir